O Relatório de Impacto 2024 apresenta os resultados da atuação da Tucum Brasil ao longo do último ano.
Em 2024, a Tucum movimentou R$ 539 mil em compras diretas com artistas e coletivos indígenas. Esses recursos beneficiaram diretamente 4.832 pessoas artesãs, sendo 70% mulheres, de 106 povos indígenas em 62 territórios, espalhados por 8 estados da Amazônia Legal.
A atuação da Tucum com os povos indígenas vai além da comercialização das artes, a Tucum oferece apoio com formação, consultoria, desenvolvimento de produto, comunicação e fortalecimento institucional. Um exemplo foi o trabalho com a AMIARN - Associação de Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro, onde cerca de 40 mulheres participaram de oficinas de estratégias de vendas.
Essas parcerias também geram impacto ambiental. Os territórios com os quais a Tucum se conecta representam 2,9 milhões de hectares de floresta preservada. A comercialização justa, o respeito à origem e à autoria das peças e o fortalecimento de cadeias sustentáveis fazem parte da estratégia da Tucum desde sua fundação.
Outro destaque de 2024 foi a Casa Tucum, no Rio de Janeiro, que completou seu primeiro ano de atividades. O espaço se tornou um ponto de visibilidade e encontros. Foram realizadas mais de 50 atividades culturais, educativas e políticas, com a participação de mais de 100 indígenas de 22 povos.
A Tucum também esteve presente em eventos nacionais e internacionais como o Acampamento Terra Livre, a conferência Nexus, em Nova York, e o Encontro Internacional de Ceramistas Indígenas. Esses espaços ampliaram o alcance do trabalho da Tucum e a visibilidade para as pautas dos povos indígenas.
Confira os próximos projetos que visam ampliar ainda mais os impactos da Tucum:
Em 2024 a Tucum seguiu ampliando e fortalecendo sua rede de forma ética, transparente e com resultados concretos, buscando a valorização das artes indígenas, a geração de renda em territórios tradicionais e a proteção dos biomas brasileiros.
Tudo isso é resultado de uma atuação coletiva, transparente e comprometida com os saberes e os direitos dos povos originários.
E você faz parte dessa história.
É por meio da sua escolha de compra que a cadeia das artes indígenas se fortalece, gerando autonomia e contribuindo para a conservação dos nossos biomas.
Confira o relatório completo clicando aqui